Transferência do posicionamento 3D dos implantes: relato de um caso clínico

 Confira o artigo sobre as diferenças entre a técnica digital para transferência do posicionamento 3D dos implantes e a técnica tradicional de moldagem de transferência*.

 

A Paciente R. C. M. M., 65 anos, procurou nossa equipe para realizar procedimento cirúrgico para instalação de implantes e posterior confecção de prótese total fixa implantossuportada (protocolo) na maxila. Os profissionais responsáveis foram: Dra. Luana de Albuquerque, Implantodontista; Dr. Ênio Saldanha, protesista; Jefferson Silva, TPD.

Foram instalados 5 implantes, sendo 3 anteriores e mais dois à distal de ambos os lados com angulação para desvio do seio maxilar e diminuição do braço de alavanca. Nestes, foram torqueados minipilares angulados em 30° para correto alinhamento do suporte, conforme mostra a imagem abaixo.

Sobre cada Minipilar se adaptou um Scanbody, desenvolvido e fornecido pela Microplant, com o intuito de agilizar a técnica de registro do posicionamento tridimensional dos implantes, o que otimiza o tempo clínico do profissional e traduz-se em conforto para o paciente.