Soluções protéticas: a ampla compatibilidade de implantes como função social

Um dos problemas no dia a dia de profissionais – dentistas e protéticos –, quando se trata de manutenção de próteses sobre implantes, é a dificuldade de identificação dos implantes instalados e, por vezes, a dificuldade de encontrar soluções protéticas para algumas dessas situações:

 

-  Descontinuidade de fabricação de linhas de componentes;

- Dificuldade de encontrar componentes de implantes que nunca chegaram a ser comercializados no Brasil ou que, por serem importados, acabam tendo alguma falta de disponibilidade no mercado nacional;

- Empresas que criam algumas linhas de implantes e deixam de existir ou deixam o País por qualquer motivo;

Poderíamos elencar inúmeros casos, até mesmo com as principais empresas fabricantes de implantes da atualidade.

Empresas que, em um recente passado, ofereciam implantes de Hexágono Interno ao mercado e deixam de fabricar seus componentes, abrindo espaço para suas novas linhas de Cone Morse, e com isso deixam pacientes e dentistas sem muita opção, além de uma cirurgia invasiva de extração de um implante ósseo integrado.

A Microplant hoje é a maior empresa do País em termos de compatibilidade de implantes, fabricamos e comercializamos componentes para todo o tempo protético, compatíveis com mais de 40 diferentes tipos de compatibilidades de implantes, sejam eles de Hexágono Externo, Interno ou Cone Morse.

Além da fabricação de componentes de linhas que não são mais comercializadas no País, a Microplant também fabrica componentes sob encomenda, como por exemplo, um Pilar de Preparo com altura de cinta de 7 mm (altura superior a convencional que apresentamos em nosso catálogo).

Frialit®, GMI®, Implac®, IMZ®, Serson®, HT®, MIS®, Astratech®, Globtech®, BioHorizon®, 3i®, NeoKings®, Cortex®, Adin®, Pargon®, Steri-Oss®, INP Sumalis®, Intralock®, Ace / Swede® e  Restore® são apenas alguns exemplos de implantes que podem ter sido instalados e que podem se tornar um grande complicador no momento de realizar manutenções devido a dificuldade de encontrar suporte técnico e componentes 100% compatíveis.

Temos plena ciência de que essa não é uma mera estratégia comercial. Mas, com isso, cumprimos também uma função social de pleno apoio a dentistas e seus pacientes, quando o tema é solução em componentes para próteses sobre implantes.

 

Estudo de caso para fabricação de componente personalizado

Abaixo apresentamos um exemplo de um caso de identificação de um implante que resultou na fabricação de um componente especial.

  • Cliente nos enviou as imagens abaixo.

 

  1. a) Implante em posição com seu Hexágono Externo de difícil identificação.
  1. b) Coroas desaparafusadas da boca do paciente.
  2. c) Periapical do Implante
  • Realizamos a identificação como sendo um implante IMZ (esse é um exemplo de um implante que, até onde sabemos, nunca chegou a ser comercializado no País).
  • Fabricamos os seguintes componentes: Análogo, Transferente de Moldeira Aberta e Ucla Antirrotacional em Cromo Cobalto, para que o dentista pudesse confeccionar uma nova coroa, sem a necessidade de extração do implante por desconhecimento do tipo de implante e, por consequência, impossibilidade de adquirir componentes que viabilizassem a solução protética ideal.

 

Hoje a Microplant realiza mais de 50 identificações por dia e presta apoio a dentistas e protéticos do Brasil e de outros países, desmistificando a ausência de padronização de implantes e componentes fabricados mundo a fora. 

* Artigo escrito por Alexandre Galliza, Diretor Regional da Microplant 

Saiba mais sobre a compatibilidade dos nossos componentes e outros produtos da Microplant. Ligue (11) 2990-5533 ou entre em contato através do WhatsApp (11) 93770-8426 (11) 98736-5089 (81) 99680-0133 ou por aqui.